
Porto de Santos;
Conhecer para cuidar
Histórico, diversificado, interessante, movimentado, são alguns adjetivos que descrevem o Porto de Santos e dão qualidades e caracterÃsticas a este lugar.
Inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, o porto de Santos é o maior porto da América Latina.
O local já foi muito usado para o transporte de cana de açúcar e café, por e exemplo. Hoje também é usado para o transporte de mercadorias diversificadas, como, frutas, carros, eletrodomésticos, etc.
No Porto há muitos pescadores, trabalhadores e navios de diferentes tamanhos, tipos e finalidades.
O Porto não é um lugar muito limpo. A água é turva por conta do combustÃvel dos barcos, e, também em alguns pontos há sujeira, madeira, papel e plástico na água.
A chegada ao Porto, é bem movimentada. Nele transitam pessoas com a mais diversas intenções. Há trabalhadores e moradores da região assim como turistas que vem conhecer este lugar, que além de histórico, é extremamente importante para a economia do Brasil atualmente.
We recommend visiting Porto of Santos because it is South America´s largest harbor and its structure is considered Brazil´s most modern. It has an expensive construction and is an important part of Brazil´s history and economy.
Por: Amanda Aun,
André Molento,
João Paulo Celeste
e Rafael Lunardi.


Nas fotos do mosaico que criamos, é possÃvel ver vários representantes do Porto. Nelas vemos barcos de diferentes tipos e finalidades; barcos rebocadores (na cor amarela), navios cargueiros (alguns são azuis), também há barcos de pesca e barcos a passeio (de diferentes cores). Pelas fotos, é possÃvel perceber a água turva, o tamanho do Porto, entre outras coisas. Pela quantidade de navios de diferentes paÃses que encontramos no lugar e em algumas fotos, conseguimos perceber o tamanho e importância do Porto de Santos.
Em um dos lados do porto, há um forte construÃdo a muitos anos atrás. Do outro lado, na orla de Santos há prédios mais antigos, em que a grande maioria estão tortos, pois antigamente não havia a tecnologia para entender que prédios construÃdos logo acima da areia precisam realizar uma perfuração maior em sua fundação. Existem outras construções mais novas, como lojas e mercados.